sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ser criativo...

5 meses sem faculdade.
2 meses considerado formado.
Mas afinal, o que é ser Publicitário?

As vezes me pergunto, o que eu fiz 4 anos da minha vida na faculdade, além de comer na cantina, dar risada com meus amigos, dormir na classe, quase me matar de fazer trabalhos complicados e muitas, muitas apresentações de T.I.
Depois de várias tentativas em todas as áreas possíveis na publicidade (atendimento, mídia, criação, redação, marketing, planejamento, trafego) eu sempre acabo na mesma:
CRIAÇAO, ou melhor, arte final. Porque nem criar eu to conseguindo, a vida de arte finalista é tão corrida que mal você consegue expor seus dotes criativos. Quem trabalha com isso diariamente sabe do que estou falando.
Mas, isso ser Publicitário?
Francamente, quando entrei pra faculdade eu achava que sim, Publicitário é quem faz arte. Mas, passado os semestres, os anos...enfim, eu realmente compreendi que ser Publicitário é além do que eu pensava, é uma pena que nem todos pensem assim e valorizem essa profissão. Publicitário é antes de mais nada, uma profissão que exige muito conhecimento, muito estudo e não somente você saber mexer no Photoshop e manjar em construção de sites e etc. Somos comunicadores, precisamos entender de comunicação e da globalização. Precisamos entender das novas tecnologias, e muito mais, precisamos saber exatamente como funciona a mente humana. Como persuadir o consumidor? Não, não é enganar. Apenas tornamos possível aquele sonho de consumo. Obviamente que a intenção é tornar o produto mais desejado, mais cobiçado, mas sempre ao alcance do publico alvo. Eu defendo a teoria de que a mídia tem uma grande influencia na personalidade do individuo. E é por isso e outras coisas que eu me irrito quando dizem que ser Publicitário é ser vagal. Não vejo graça em estudar quatro anos pra ficar sentado na frente do computador criando, criando, criando...e criando. Atualmente só tenho feito isso. Ta, qualquer um pode fazer isso, desde que mexa em programas de ilustrações, etc. Mas, pergunto: Alguém aí entende de “GESTALT”? Você sabe como funciona a mente humana? Como ela interpreta a leitura? Entende de ponto focal em uma peça? Você sabe como chamar a atenção numa peça? Você sabe pra que publico está criando a propaganda? Você sabe como mensurar o retorno? Alias, você acha que suas criações dão retorno?
Infelizmente nem todos sabem disso e nós, Publicitários Criadores, somos comparados a essas pessoas que acham que criam. Uma peça, um logotipo, um jingle, que poderiam lucrar até uns R$ 3.000,00 para nós profissionais, saem a preço de laranja pra esses intrusos! Nada contra, lógico, defendo e apoio os estudiosos de “design”, os que estudam programas de ilustrações e afins. Me refiro aos que nem se quer sabem ou conhecem a psicodinâmica das cores ou a teoria da comunicação. O que é a base pra você entender bem de comunicação.
O anuncio que você cria tem mais poderes sobre a mente humana do que você imagina. É uma questão inconsciente da gente.


Falando em criatividade...























Um comentário:

  1. Muito bom o post!!
    Vivemos cercado de pessoas que antes mesmo de estudarem se dizem profissionais!!
    E são em todas as áreas!!
    Mesmo no jornalismo, vive essa briga pela obrigatoriedade do diploma ou não. cada vez que eu entro em grupos de discussão sobre isso acabo querendo matar um!
    Só escuto que "para que estudar para escrever sobre economia se temos o economista?" "eu não faria faculdade para aprender a escrever, isso eu aprendi no primário"...
    as pessoas não entendem que cada profissão tem seu conhecimento, não é apenas saber escrever, desenhar, ilustrar, não ter vergonha da câmera.
    sinto lhe dizer que ao meu ver isso só tende a piorar, as pessoas cada vez mais vão se achar no direito de fazer algo que não são aptas a fazer.
    mas nós como comunicadores e formados (eu daki a poko se Deus quiser) temos a obrigação de brigar pela nossa profissão e mercado.

    amo vc!=D
    filosofei demais hj!
    atualizei o meu tbm!rs

    bjoooo e bom fds!
    qqr coisa ligue!

    ResponderExcluir